Código de ética

Subtítulo

Código de Ética e Conduta Colli


Prezado Parceiro

É com muita honra, que entregamos a você o código de ética e conduta da nossa empresa Colli Bike, um documento que formaliza os princípios, diretrizes que devem orientar o relacionamento da organização com todos os seus públicos, desde fornecedor, cliente e colaborador, compartilhando não somente as práticas perante ao mercado, como também o dispositivo legal da Lei Anticorrupção ? 12.846/13.



Termos Gerais


Introdução


Nosso compromisso com a Ética define o que deve pautar a conduta de todos os membros da empresa, de forma transparente, respeitosa e coerente, reunidas neste código de ética e código de conduta da nossa organização.


Objetivos

Servir como guia sobre posicionamentos corretos, sem furos e nem nosso famoso “jeitinho brasileiro” que temos nos dias de hoje. 

Compartilhamento de nossos valores, tanto internos quanto externos.

Estimular a reflexão sobre o exercício profissional responsável, valorizando a reflexão ética como forma de aprimorar comportamentos e atitudes, considerando o colaborador seu legítimo representante, reconhecendo-o como seu agente ético por excelência e sintetizar alinha de comportamento de todas as pessoas que aqui trabalham. 


Assim é dever de todos conhecer, entender, vivenciar e tornar efetiva a observância das recomendações prevista nesse código, respeitando os valores nos quais elas se inspiraram, entendendo que a imagem de uma empresa é reflexo das atitudes de seus colaboradores.


Abrangência do Código

Conselheiros, diretores, colaboradores, estagiários, jovens aprendizes, prestadores de serviços e fornecedores.


Respeito às leis do País


A Colli respeita as leis, regras e regulamentos aplicados na condução de seus negócios. É de responsabilidade profissional e pessoal de todos os colaboradores conhecer e cumprir as leis, regras e regulamentos relacionados ao seu próprio trabalho e evitar qualquer atividade que possa envolver a Colli em qualquer prática ilegal.

Conselheiros, diretores e demais lideres devem demonstrar com suas atitudes e ações a importância do respeito às leis, regras e regulamentos. Servir de exemplo é essencial, assim como estar disponível para o esclarecimento de dúvidas dos empregados sobre a conduta ética.

Nossa empresa não colabora com qualquer prática de suborno ou corrupção, incentivando ativamente para a denúncia e colaboração em investigações.


Normas do Código de Conduta

É solicitado para todos os públicos abrangidos pelo código de ética e pelo código de conduta que ao tomar conhecimento de uma organização externa que tenha relacionamento com a Colli e aja de forma conflitante com estes códigos, tome as medidas necessárias para o pronto enquadramento e, se necessário, rescisão de contrato.

A Colli proíbe qualquer colaborador de exercer qualquer atitude que possa prejudicar quaisquer pessoas que reportem ou ajudem a solucionar um problema relativo à conduta ética.

É importante que todos se conscientizem da importância de comunicar uma dúvida em relação a este código, seja para superiores imediatos, seja para qualquer pessoa envolvida no quadro de colaboradores de nossa empresa.



Conflitos e Interesses


É  proibido ao colaborador 


• Valer-se de seu cargo ou do nome da empresa Colli, dentro e fora do ambiente de trabalho, para obter privilégios de qualquer natureza para si ou para terceiros.


• Quanto ao recebimento de brindes e presentes, o colaborador somente pode aceitar brindes promocionais com a logomarca da empresa concedente,tais como agendas, canetas, blocos, calendários, camisetas, bonés e chaveiros. Quaisquer outros brindes que não se encaixem nas características listadas estão proibidos. 


Nas situações em que não for possível a recusa ou devolução do brinde ou presente, este devera ser encaminhado ao setor de gerência, para que seja feito um sorteio entre todos os colaboradores, para a não caracterização de presentes por interesses de cargos dentro da nossa organização. Desta forma, é reforçada a proibição de aceitar presentes e favores.


Responsabilidades


Diretores,colaboradores, estagiários e jovens aprendizes:


• Manter todos os registros e relatórios de maneira adequada e em conformidade com as leis aplicáveis, normas, políticas e diretrizes internas. 

• Fornecer informações precisas e completas em suas atribuições, com grau de detalhamento que reflita a transparência em sua totalidade.

• Conhecer e aplicar o código de ética e o código de conduta da Colli, bem como entender sua essência, formalizando o ato através de assinaturas do termo de compromisso.

• Zelar e fazer cumprir as diretrizes dos códigos de ética e de conduta em suas ações dentro do âmbito da empresa seja em níveis operacionais ou gerenciais.

• Comunicar imediatamente a existência de qualquer preocupação que ele próprio ou outras pessoas possam ter acerca de possíveis violações destes códigos.

• Ter respeito mútuo e zelar pela harmonia no ambiente de trabalho.

• Utilizar de maneira responsável, adequada, segura e sem desperdícios os bens e recursos da nossa empresa.

• É expressamente proibida a utilização de bens ou recursos da empresa para campanha sou causas políticas.

• Não fumar nas dependências internas, podendo fazê-lo nas áreas destinadas para tal fim.

• Não ingerir ou portar bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas nas dependências da empresa, seja no horário de trabalho ou fora dele, tampouco entrarem estado de embriaguez ou alterado pelo uso destas substâncias nas dependências.

• Não portar armas de qualquer espécie nas dependências da empresa.


Diretores e demais líderes


• Ser um exemplo de conduta ética para seus colaboradores e para a empresa. 

• Assegurar o cumprimento do código de ética e conduta, encorajando seus colaboradores a externarem suas preocupações relativas a conduta ética. 

• Prevenir problemas, identificando comunicando e monitorando as principais áreas de risco de violação destes códigos.



Relações


A Colli preza pela prática de seus valores em todos seus relacionamentos, seja com o público interno ou externo.

Desta forma não admite:

• Atitudes de discriminação ou de preconceitos de qualquer natureza, entre elas: raça, religião, idade, sexo, convicção política, origem, estado civil, e condição física.

• Atitudes abusivas(gestos, palavras, comportamentos), contra a integridade moral e física de qualquer pessoa, tais como assédio sexual, assédio moral, intimidações ou ameaças.

• Atitudes suspeitas de práticas de lavagem de dinheiro.

• Exploração de mão de obra infantil.

• Aceitação ou oferta de qualquer tipo de suborno.


Informações

• Manter sigilo sobre as operações e negócios dos clientes, bem como quanto às informações estratégicas que não sejam de conhecimento público.

• Não usar informações recebidas para o exercício de suas funções em beneficio próprio.

• Conhecer e cumprir a política de segurança de informação.

• Não gerar comentários para terceiros, e concorrentes de seus clientes, à respeito de pendências financeiras e situação financeira dos clientes.


Relações com os clientes

• Atender aos clientes com eficiência, respeito e cortesia, prestando informações claras e precisas. O cliente deve receber respostas às suas solicitações de forma adequada e no prazo por ele esperado, mesmo que estas respostas sejam negativas; evitando qualquer prática capaz de induzi-lo ao erro.


• Manter sigilo de informações recebidas em decorrência do relacionamento com os clientes, adotando medidas adequadas para tal fim.

• Não privilegiar ou oferecer quaisquer clientes por critérios pessoais, recusando ofertas que possam configurar vantagens pessoas indevidas, ligadas a qualquer tipo de rendimento ou comissão resultantes de operações.

• Vendas conforme a lei nos orienta, vendas somente com notas fiscais, de valores integrais, sem sermos beneficiados em decorrentes de sonegação de impostos.


Relações com as empresas fornecedoras, prestadoras de serviços e parceiras


• Profissionalismo e respeito mútuos.

• A empresa fornecedora e prestadora de serviço selecionada deve ter o compromisso de melhoria contínua e na qualidade dos serviços prestados firmado entre a empresa Colli.

• Nossa empresa não compra quaisquer produtos sem a apresentação de nota fiscal. Portanto e de obrigação do fornecedor ou parceiro, a apresentação da mesma na hora do recebimento dos serviços ou mercadorias. 


Relações com seus concorrentes


•  A Colli respeita o princípio da livre concorrência.

•  A Colli admira seus concorrentes, respeitando e aprendendo com os erros e acertos de seus concorrentes, onde não consideramos como rivais e sim parceiros no âmbito de crescermos juntos nesse mundo das bicicletas.

•  Manter respeito e civilidade no relacionamento com a concorrência.


Relações com os Órgãos Governamentais

Realiza o pagamento de todos os impostos e tributos de acordo com os prazos estabelecidos.


Privacidade das informações 



•  Gravações,filmagens e outros recursos:

A Colli não garante a privacidade de informações pessoais e de responsabilidade de qualquer colaborador durante qualquer etapa do ciclo de vida da informação, e isto inclui, por exemplo, emails, imagens, chat corporativo, telefonia, servidor de arquivo, estação de trabalho, notebook, celulares, whatsapp etc. 

Toda informação criada, processada, apagada ou armazenada por ativos de informações da Colli esta passível de divulgação e auditoria.

Prevenção à lavagem de dinheiro – PLD


Todos os colaboradores da Colli devem ser diligentes no combate PLD, evitando assim, a ocorrência desta prática ilícita. Cabe a todas as áreas da empresa reportar à área de gestão de riscos e controles internos qualquer caso de suspeita de lavagem de dinheiro. 

Como forma de minimizar riscos operacionais, legais e de reputação.


Acordo entre Empresa e Empregado

Acordo trabalhista no Pedido de Demissão Empregado X Empregador

A empresa não faz acordo trabalhista no pedido de demissão, uma vez que essa prática é ilegal, uma fraude e significa que trata-se de uma demissão nula de pleno direito, se descoberta pela fiscalização do trabalho haverá punição tanto para o empregador como para o empregado. 

Para o empregador será aberto um Auto de Infração no qual o empregador pode ser condenado a pagar multas, podendo chegar inclusive ao fechamento do estabelecimento. O empregado neste caso será obrigado a devolver todo o dinheiro recebido à título de Seguro Desemprego tendo em vista a fraude contra os cofres públicos.

Enfim, a lei deve ser cumprida, o acordo trabalhista não é bom para a coletividade.


Motorista -Pagamentos e recebimentos ilícitos

Aos colaboradores motoristas a empresa não aceita nenhum tipo de negociação seja ela no trânsito, seja ela na descarga dos produtos, lembrando que o pagamento de propina é uma corrupção e a corrupção é um crime.

Gestão do Código de Ética e Conduta


Comunicação


É importante que cada profissional participante do público alvo do código de ética e do código de conduta se conscientize da importância em comunicar uma dúvida sobre uma conduta ética, seja para superiores imediatos, e outros quaisquer. 

Isto pode não ser uma decisão fácil, pois pode envolver colegas de trabalho e quem comunica qualquer falha de conduta pode ser visto como delator. Porém é importante lembrar que uma falta de comunicação imediata de uma possível falha na conduta ética pode resultar em:

• Perda de confiança na empresa Colli pelos colaboradores, clientes, concorrentes, fornecedores, representantes, prestadores de serviços, entidades governamentais e comunicação em geral.

• Multas, indenizações e outras penalidades financeiras.

Além do contato com as respectivas lideranças, os colaboradores tem à disposição um canal sigiloso e aberta a sugestões,  denúncias,  reclamações e elogios.

A Colli proíbe qualquer atitude que possa prejudicar pessoas que reportem ou ajudem a solucionar problemas relativos à conduta ética.

Todos os atuais ou futuros que estão sob abrangência do código de ética e do código de conduta deverão se manifestar, em documento próprio que será entregue juntamente com um exemplar destes códigos. Sua concordância com os termos desde códigos e sua disposição de observá-los em sua conduta, devendo ser respeitados por todos sem exceção no meio organizacional da Colli.

Diretores, colaboradores, estagiários e jovens aprendizes que violarem o código de ética e conduta ou a essência deste ficarão sujeitos à medidas disciplinares que poderão chegar a rescisão de seus respectivos contratos.



Reflexão


Conta-se que certo rei que decidiu fazer um lago diferente em um de seus povoados. Ele queria um lago de leite. Então ele pediu para que cada um de seus súditos contribuísse com apenas um copo de leite. Com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. 

Na manhã seguinte,muito entusiasmado, o rei foi até o local para ver o seu lago deleite. Surpreso, viu o lago cheio de água e não de leite. Quando consultou seus assessores, foi informado de que todas as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "no meio de tantos copos deleite, se só o meu for de água, ninguém vai notar"...

Pequenas coisas fazem grandes diferenças. É o acúmulo de pequenos deslizes que nos levam a grandes tragédias. São as pequenas infidelidades que comprometemos maiores projetos. Pequenas concessões. Grandes efeitos. 

A vida é também feita de pequenas decisões. O que às vezes nos parece pequeno, pode ser,na verdade uma pequena rachadura de no futuro, um estrago imprevisto e irremediável. "Ninguém vai notar se meu copo for de água,dentre tantos de leite". Parece algo tão pequeno. Mas não o suficiente para a minha consciência, para Deus e para afetar a vida de outras pessoas. Nossos "copos de água" são uma fraude.Sejam eles notados ou não. Não despreze as pequenas coisas. Elas são a matéria prima das grandes. Cuidado! As pequenas concessões são um mal sorrateiro. A desgraça é silenciosa. Aparentemente inofensiva. A vitória final depende das pequenas vitórias parciais.

Apenas uma mosca estraga todo o trabalho do perfumista. Cuide bem de cada pequena decisão a ser tomada e de cada pequeno "não" a ser dito,de cada pequeno "sim". Não esmoreça. É o desleixo de hoje que fecha as portas do amanhã. 

Lembre-se de que é a sua integridade que valida os resultados que você alcança. De que adianta ganhar o mundo e perder a própria alma? O fim,definitivamente, não justifica os meios.         R.P.



© 2016 - collibike.com.br